Boas práticas de SEO para seu site

Boas práticas de SEO para o post perfeito

O WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo que facilita ao usuário a criação e a edição de posts e páginas. De uma forma muito intuitiva e simples, o administrador do website ou blog consegue publicar o texto, inserindo uma série de materiais multimídia para tornar seu conteúdo ainda mais atrativo e otimizar o SEO para o post. Além de perpassar pelos conhecimentos básicos para criar um post perfeito, separamos algumas das técnicas mais usadas pelos melhores websites e blogs em WordPress da internet.

Blog customizado
Acesso a área administrativa do WordPress

Para criar um post no WordPress o usuário precisa estar logado na área administrativa do website ou blog. Na maioria das instalações de WordPress o endereço de url para realizar o acesso a área administrativa é http://seuwebsiteoublogurl.com.br/wp-admin. Ao acessar este endereço aparecerá os campos para digitar login e senha e acessar a área administrativa do WordPress.
Criar um post em WordPress

No menu lateral da área administrativa do WordPress é preciso clicar em ‘Posts >> Adicionar novo’ para criar um novo post com os campos em branco a ser preenchido com o conteúdo. Uma nova tela aparecerá com título, texto, resumo, trackbacks, campos personalizados, discussão, slug, autor, imagem destacada, categorias e tags. Dica: caso não esteja visualizando algum destes campos ou se deseja omitir alguns destes campos o WordPress oferece no topo direito da página a opção de Opções de Tela. Neste espaço é possível marcar ou desmarcar os campos a serem mostrados ao usuário.
Transforme seu assunto principal em palavra-chave

Para as boas práticas de SEO para o post, cada um deve trabalhar bem uma palavra-chave, preferencialmente. Defina o assunto do seu post e pesquise por uma palavra-chave que o resuma melhor. Esta palavra-chave é muito importante e será o norte para configurar os demais elementos do seu post. Dica: ferramentas para pesquisa de palavra-chave Google Trends.
SEO para o título do post

Há diferentes formas e métodos para criar títulos matadores para seus posts, no entanto, é preciso adotar alguns cuidados básicos para garantir um bom SEO. O título deve chamar a atenção do seu leitor, deve ser atrativo e oferecer de forma criativa o assunto principal do post. O título da página precisa ter mais de 40 caracteres e menos do que o limite recomendado de 70 caracteres. Dica: a forma de otimizar cada post é usar uma palavra-chave para cada um dos conteúdos. Para isso, o título da página deve conter a palavra-chave no começo, gerando um incremento na posição das buscas.
Escrever o conteúdo de relevância

O coração do seu post será o conteúdo que ele possui. Este conteúdo pode ser em formato de imagem, infográfico, link, áudio, vídeo ou texto. O WordPress oferece um formato de postagem específica para apresentar aos usuários de acordo com o tipo de conteúdo. Assim, precisa-se preencher o campo de texto com o conteúdo ou submeter imagens e mídias colocando o código no campo de texto. Vamos as dica de SEO para o post:

escreva ao menos 300 palavras, para que seu conteúdo seja considerado relevante para os buscadores;
mencione a palavra-chave no primeiro parágrafo do texto;
escreva várias vezes a sua palavra-chave durante o texto, sempre que possível, mas cuidando para o texto manter o sentido e coerência;
utilize a palavra-chave em subtítulos com as tags, h2, h3, h4, etc;
construa links relacionando outros posts ou conteúdos externos sempre que possível;

Defina a imagem de destaque

A imagem deve representar tematicamente o assunto que está sendo abordado no post. Uma vez definida a imagem, cuide para que o título da imagem seja a palavra-chave. Não utilize acentos, caracteres estranhos ou underline no nome do arquivo que você for fazer o upload. Para separar as palavras de seu arquivo, o melhor elemento é o traço “-”. Dica: ao subir a imagem destacada para seu post, complete o campo Texto alternativo com a palavra-chave para otimizar o SEO para o post.
Publicar o post

Após finalizar o preenchimento dos campos citados anteriormente, é hora de fazer os ajustes finais e publicar o post. É preciso cuidar para preencher as tags com assuntos relacionados e citados no post e marcar a categoria na qual o post será incluso. Com estas configurações o básico necessário para um bom post está finalizado. Para publicar o post basta clicar no botão Publicar e pronto. É possível agendar a publicação, caso o interesse seja definir uma data futura ou passada para publicação. Dica: utilize o botão Visualizar para ver a aplicação das criações e conferir se o post está conforme desejado antes de publicá-lo publicamente.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida em relação às etapas de criação de um post perfeito? Escreva pra gente pelos comentários.

Lucas Adiers Stefanello
InCuca Tecnologia
Tags: blog, boas práticas, dicas, SEO